Elygas Brasil- Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Informações para um melhor atendimento

Ir para baixo

Informações para um melhor atendimento Empty Informações para um melhor atendimento

Mensagem por Admin Dom Jan 01, 2017 11:09 pm

O que é o mercado liberalizado?
O mercado liberalizado permite a livre concorrência nos mercados de eletricidade e gás, possibilitando o aparecimento de vários comercializadores de energia e uma maior escolha por parte dos consumidores.  O processo de liberalização do mercado de energia ficará completo até ao final de 2012, com a extinção gradual das tarifas reguladas de venda de eletricidade e gás a clientes.

Qual a diferença entre o mercado regulado e o mercado livre?
No mercado regulado, os preços de venda da energia são fixados anualmente pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE),
No mercado livre, os preços da energia são estabelecidos por cada comercializador,  respeitando as regras da concorrência e o Regulamento das Relações Comerciais.

O mercado regulado vai acabar?
Sim. Os decretos-lei nº75/2012 e nº 74/2012, de 26 de março, apresentam a extinção gradual das tarifas reguladas de venda de eletricidade e gás, definindo um período transitório máximo de 3 anos, para incentivar os consumidores a mudar de comercializador de energia.

Estou em que mercado? Como posso saber?

Mercado regulado:
> EDP Gás Serviço Universal
> Galp Energia Beiragás
> Galp Energia Dianagás
> Galp Energia Duriensegás
> Galp Energia Lisboagás
> Galp Energia Lusitaniagás
> Galp Energia Medigás
> Galp Energia Paxgás
> Galp Energia Setgás
> Sonorgás
> Tagusgás

Mercado liberalizado:
> EDP Comercial
> Endesa
> Galp Power
> Gas Natural Fenosa
> Gold Energy
> Iberdrola

O que acontece se eu não mudar de comercializador? Fico sem serviço?
Se não optar por um comercializador em mercado livre, continuará a ser fornecido pelo seu comercializador regulado mas será aplicada uma tarifa transitória, a definir pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE).

O que é a tarifa transitória?
Após o fim das tarifas reguladas, existirá um período máximo de 3 anos onde serão aplicadas tarifas transitórias aos consumidores que ainda não tenham escolhido o seu comercializador de energia em mercado liberalizado. São tarifas definidas pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE), com preços agravados, de forma a estimular a transição gradual dos consumidores para os comercializadores livres.

Porque devo mudar para o mercado livre?
No mercado livre de energia, atuam várias empresas fornecedoras em concorrência, o que permite ao consumidor a escolha de uma solução de fornecimento que considere mais adequada às suas necessidades. Como consumidor em mercado livre tem a possibilidade de mudar de fornecedor de energia a qualquer momento.

Em mercado livre, quem regula o mercado? Quem garante os direitos do consumidor?
Como cliente, está totalmente protegido em mercado livre, na medida em que este mercado está também sujeito às regras definidas pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE), que garante a proteção dos interesses e direitos dos consumidores de energia.

O que é necessário fazer para ser fornecido através do mercado livre?
Aderir ao mercado livre é muito simples: precisa apenas de celebrar um contrato com um comercializador que atue no mercado liberalizado.

É necessário mudar de contador de eletricidade ?
A mudança de comercializador não implica mudança de contador.

Vai haver interrupção de fornecimento?
Não. A mudança de fornecedor não altera a continuidade do fornecimento da energia nem dos serviços técnicos associados.

Quais os custos desta mudança?
O processo de mudança de comercializador não tem custos.

Tenho mais do que uma casa. Posso contratar uma com um comercializador e a outra com outro comercializador?
Quem presta a assistência no caso de existirem avarias?

Toda a assistência técnica continua a ser assegurada pelos operadores da rede de distribuição, independentemente do comercializador com quem tenha celebrado o seu contrato de energia.

Posso voltar ao meu comercializador original? Tem custos?
Em mercado livre pode mudar de comercializador sem custos adicionais.

O que é a potência contratada?
É a potência de eletricidade disponível em sua casa ou empresa.
Se tiver vários equipamentos elétricos ligados ao mesmo tempo e o quadro disparar, é sinal de que a potência contratada não é suficiente para as suas necessidades energéticas.
Para saber qual a potência que contratou, basta consultar a sua fatura de eletricidade. A potência vem expressa em kVA.
Em qualquer momento pode fazer um aumento de potência.
Admin
Admin
Admin

Mensagens : 12
Data de inscrição : 27/12/2016

https://elygasbrasilportugal.directorioforuns.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos